Há muito tempo já devíamos ter deixado de utilizar combustíveis fósseis e aderir definitivamente às fontes de energia limpa como a solar, dos ventos e dos mares. Entretanto, o altíssimo custo de fabricação, montagem e manutenção eram extremamente elevados, o que inviabilizava a transição. Mas parece que isso está mudando!
Em um novo relatório da IREA (Agência Internacional de Energia Renovável), a popularização de placas solares e outras formas de se produzir energia limpa está deixando o preço de tais alternativas aos combustíveis fósseis mais baixo. E os custos devem diminuir ainda mais até o final desta década, de acordo com a agência.
O relatório da IREA aponta que até 2020 “todas as tecnologias de geração de energia renovável que agora são de uso comercial devem entrar na faixa de custos [atuais] dos combustíveis fósseis.”
“Estes novos sinais dinâmicos são mudanças significantes no paradigma energético,” disse o diretor geral da IREA Adnam Amin. “Mudar para as [fontes] renováveis e uma nova geração de energia não é simplesmente uma decisão consciente do meio ambiente, isso é agora – irresistivelmente – um inteligente ponto econômico.”
Ao passo que mais pesquisadores descubram alternativas viáveis e mais baratas, o desenvolvimento, produção e comercialização acabam recebendo uma série de quedas no preço geral. A próxima década deverá ser decisiva para que o cenário de energia mundial, diminuindo a nossa enorme dependência das terríveis fontes não-renováveis.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!